Os bispos católicos de Portugal consagraram esta Sexta-feira em Fátima as dioceses do país ao “ao Imaculado Coração de Maria” e rezaram por uma “sociedade justa e solidária”.
A iniciativa, que decorreu no final da peregrinação internacional do 13 de Maio, na Cova da Iria, assinalou o encerramento da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima às comunidades católicas do país, com mais de 22 mil quilómetros percorridos de norte a sul de Portugal, para além das ilhas.
“Animados pela vossa promessa, queremos hoje renovar, diante da vossa imagem, a consagração das nossas dioceses ao vosso Coração Imaculado, tal como o fizeram, pela primeira vez há 85 anos, neste mesmo dia, os bispos portugueses”, disse o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente.
A oração do cardeal-patriarca de Lisboa foi acompanhada por todos os bispos residenciais das dioceses portuguesas, em volta da imagem venerada na Capelinha das Aparições.
“Intercedei junto do vosso Filho para que derrame a luz e a sabedoria do Espírito Santo sobre os que governam o nosso país, para que promovam a dignidade humana, edifiquem uma sociedade justa e solidária, construam a paz e protejam a vida”, pediram os responsáveis católicos.
A consagração das Dioceses de Portugal aconteceu antes da procissão do Adeus, evocando a “presença protectora” da Virgem Maria, em particular para as famílias, nas suas dificuldades.
Os bispos rezaram ainda pelos “mais frágeis” da sociedade e recordaram em particular “os pobres e excluídos”, bem como “as vítimas de todas as formas de violência”.
A oração deixou uma palavra para crianças, adolescentes e jovens, idosos, doentes e “todos os que estão dependentes”.