Peregrinação a Massangano fiéis prontos para mais um momento de devoção

Peregrinação a Massangano fiéis prontos para mais um momento de devoção

Fiéis em Ndalatando estão mobilizados para a peregrinação ao santuário de Nossa senhora das vitórias de Massangano que acontece nos dias 19 e 21 deste mês, sob o lema “ Misericordiosos como o pai”.

De acordo com Dom kanda este lema é uma palavra muito forte que estimula verdadeiramente a caminhada que vai acontecer, procurando atingir a meta, assumindo verdadeiramente as mesmas atitudes que caracterizaram a vida de Jesus Cristo.

As actividades religiosas incluem reza de terço, orações, confissões e vigílias. As peregrinações ao santuário começaram a ser organizadas no ano passado.
Desde então, o local tem sido muito frequentado por fiéis, que lá chegam em grupos ou de forma singular, constituindo-se no principal centro de interesse dos fiéis católicos no Cuanza Norte. O santuário da Nossa Senhora das Vitórias foi construído no século XVI num dos pontos do corredor do Cuanza, a menos de cem quilómetros do santuário da Muxima. Foi edificado por padres da ordem dos Capuchinhos.

Localizado na vila de Massangano, que se situa na confluência entre os rios Kwanza e Lucala, o santuário de Nossa Senhora das Victórias, actualmente tutelado pelos padres da congregação dos Capuchinhos, foi construído no seculo XVI e classificado património cultural em 1923, através da portaria nº 81, boletim oficial nº 20 de 28 de Abril de 1923.

Além do santuário, a localidade congrega um vasto mosaico cultural, como a antiga casa de reclusão, a praça dos escravos, o tribunal, a antiga camara do então governo ultramarino de Angola, bem como um cemitério onde jazem os restos mortais de 12 padres capuchinhos, falecidos por doença após fundarem a congregação.

Entre o património material e imaterial da região figura ainda o túmulo do capitão português Paulo Dias de Novais, o fundador da cidade de Luanda, actualmente capital de Angola.

{flexiaudio}18840{/flexiaudio}