Mais de dois mil peregrinos já se encontram no Santuário da Muxima, entre as várias intenções os devotos vão também rezar pelo bom êxito das eleições que acontecem a 23 de Agosto.
Centenas de religiosos começaram já a afluir à vila da Muxima, com o objectivo de participar da peregrinação ao santuário, nos dias 5 e 6 de Agosto.
A antecedência de dias dos peregrinos visa evitar a habitual azáfama do primeiro dia, quando inicia o evento, e possibilitar a escolha, com calma, de espaços privilegiados para a instalação das suas tendas.
Entretanto, o porta-voz da organização, padre Figueira Queiroz, apelou aos peregrinos para a consciencialização de que aquele santuário não é um espaço para se buscar bens materiais como alguns pretendem, mas sim para a santificação espiritual e conversão religiosa permanente.
De acordo com o religioso alguns caminhantes desconhecem o real significado da peregrinação ao santuário, disvirtualizando o carácter religioso, com o intuito de pedirem apenas bens materiais.
{flexiaudio}20600{/flexiaudio}
A vila de Muxima, que na língua nacional quimbundo significa “Coração”, foi ocupada pelos portugueses em 1589. Dez anos depois construíram uma fortaleza e a igreja de nossa senhora da Conceição, também conhecida como “Mama Muxima”, um dos santuários de África Austral, para a habitual peregrinação.