Lançada em Luanda (Angola) a primeira pedra para a construção da Escola Nacional Dom Alexandre Cardeal do Nascimento.
A homenagem ao primeiro e único cardeal angolano de 92 anos de idade aconteceu nesta terça–feira (15/8) e foi orientada pelo presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos.
Trata-se de uma instituição que se pretende de excelência, de matriz humanista cristã e assente na promoção dos princípios éticos e morais.
A iniciativa é do presidente angolano e vai acolher até dois mil alunos.
Para além do presidente angolano José Eduardo dos Santos a cerimónia contou com a presença de distintas personalidades, com realce para o homenageado, Dom Alexandre do Nascimento que agradeceu a iniciativa.
E o presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Dom Filomeno Vieira Dias, disse que a escola vai procurar honrar o nome do Cardeal angolano.
Para o ministro angolano da Educação, Mpinda Simão, a Escola Nacional Dom Alexandre Cardeal do Nascimento vai estar vocacionada na produção de um ensino e educação de qualidade, com uma visão inclusiva, solidária e comprometida com a sociedade.
Dom Alexandre do Nascimento nasceu na província angolana de Malanje a 1 de Março de 1925.
Tornou-se professor de Teologia Dogmática no Seminário Maior de Luanda. Actualmente é Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Luanda.
Entre outras funções, foi presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, no período 1990 e 1997.