Esta é a Vª edição da peregrinação anual ao santuário de Nossa Senhora do Rosário, na histórica comuna de Pungo a Ndongo, que decorre sob o Lema “ Nossa Senhora do Rosário do Pungo a Ndongo Guarda Angola na Paz e no Progresso”.
A missão da região de Pungu Andongo, foi a porta de entrada da evangelização dos povos de Malanje e da região leste do país. Em função desta realidade é considerado um lugar sagrada, ai esta a razão da existência do Santuário de NªSrª do Rosário.
A comunidade é cercada por pedras gigantescas, e pela dimensão histórica anteriormente era considerado a capital do reino do Ndongo.
A vila conta com mais de 5 milhões de habitantes e na sua maioria é de origem camponesa, a 38 km esta a sede de Cacuso e 120 de Malanje.
Nesta vila esta localizada a capela de NªSrª do Rosário, que esta em festa e anima os populares pelo intenso movimento de chegadas dos peregrinos, cuja condições estão criadas, com o apoio dos escuteiros, policia nacional e o corpo médico.
Na Missão Católica de Cacuso, a que pertence o santuário, os fiéis estão empenhados na mobilização e nas condições espirituais e materiais para a peregrinação.
Uma procissão de velas com a imagem de Nossa Senhora do Rosário desde a capela até ao local onde estão patentes as pegadas da Rainha Njinga Mbande, faz parte do leque das actividades.
De recordar que a peregrinação teve inicio nesta Sexta-feira e tem o seu ponto mais alto neste Domingo.