Timor Leste acolhe a partir desta quinta-feira, 6/9, a cimeira das presidências Episcopais dos Países de Língua Oficial Portuguesa.
A reunião de cúpula de líderes católicos está centrada na preocupação em relação ao avanço das seitas religiosas no espaço dos países de expressão oficial portuguesa.
O desenvolvimento sustentável é também um dos temas fulcrais do encontro.
O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) disse que a questão do desenvolvimento surge na sequência da Conferência das Nações Unidas sobre o tema, que decorreu no Rio de Janeiro (Brasil), em junho.
“Trata-se de preservar a criação, para que se possa servir um maior número de pessoas, ultrapassando quanto possível a pobreza”, referiu.
O Padre Manuel Morujão fala em “desafios tremendos”, a nível mundial, que a Igreja também sente, ao estar presente nos vários países.
Nove bispos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste vão estar reunidos em Díli, até segunda-feira, para analisar “o desafio das seitas no horizonte da nova evangelização”.