Brasil: Governo concede vistos gratuitos aos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude 2013

Brasil: Governo concede vistos gratuitos aos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude 2013

O Governo do Brasil vai conceder vistos gratuitos aos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013, marcada para a cidade do Rio de Janeiro, anunciou a organização do evento.

A isenção da taxa aplica-se aos participantes e voluntários que receberem o documento assinado pelo Comité Organizador Local (COL) da JMJ confirmando a sua vinculação ao evento, de acordo com a portaria publicada na edição do Diário Oficial da União de sexta-feira.

Os peregrinos que chegarem ao Rio de Janeiro para a JMJ e cumprirem os procedimentos terão um prazo de permanência de 90 dias e poderão entrar no país até 28 de julho de 2013.

Os voluntários terão um prazo de permanência maior, que se pode estender por até um ano.

A diretora de sector de inscrições, irmã Maria Shaiane Machado, ressalta que é indispensável a apresentação deste documento, emitido pela JMJ, para conseguir o visto.

As inscrições dos peregrinos podem ser feitas num dos sete idiomas (português, alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e polaco) disponíveis no site oficial da JMJ (www.rio2013.com).

Os atos centrais daquela que é considerada a maior iniciativa da Igreja Católica no âmbito juvenil vão de 23 a 28 de julho de 2013, com a presença prevista de Bento XVI.

O ‘Manual de Inscrições de Peregrinos’, disponibilizado na internet, apresenta os custos para os visitantes provenientes de diversos países, divididos em três classes - A, B e C – conforme a situação económica de cada nação.

Os jovens de Portugal, colocado na classe ‘A’, terão de pagar cerca de 230 euros pelo alojamento durante a semana da JMJ, entre 23 e 28 de julho, com alojamento e alimentação, ou 114 euros pelo “fim de semana”.

O lema da JMJ 2013 é ‘Ide e fazei discípulos de todos os povos’, expressão baseada no evangelho segundo São Mateus.

Esta será a segunda vez que uma cidade sul-americana acolhe a edição internacional da JMJ, depois de Buenos Aires (Argentina), em 1987, na primeira ocasião em que a iniciativa criada pelo Papa João Paulo II saiu de Roma.

AE