O Patriarca Ecumênico de Constantinopla Bartolomeu I visitará Milão nos dias 15 e 16 de maio, por ocasião dos 1.700 anos do Edito de Milão. No centro da visita a lectio magistralis com o Cardeal Scola sobre liberdade religiosa e a oração ecumênica na Basílica de Santo Ambrósio.
Esta histórica e excepcional visita do líder religioso, ponto de referência da comunhão da Igreja Ortodoxa, constitui o momento central das celebrações desejadas pela Diocese Ambrosina pelo 17º centenário da assinatura do Edito de Milão que permitiu a liberdade religiosa no Império Romano.
Na quarta-feira, 15, às 11 horas, Bartolomeu I presidirá a oração ortodoxa em Santa Maria Podone, uma das igrejas católicas mais antigas da cidade de Milão, cedida em outubro de 2012 pela Diocese milanesa para uso da Comunidade greco-ortodoxa. Ao final da celebração litúrgica, à qual participará o Cardeal Scola, o Patriarca fará um discurso à Comunidade Ortodoxa e aos presentes.
A quarta-feira prosseguirá com um encontro de grande valor religioso e também civil. Às 17hs30min, na Sala das Cariátides, no Palácio Real, se terá a lectio magistralis a duas vozes: o Patriarca Bartolomeu e o Cardeal-arcebispo Scola vão dialogar a partir do texto de João “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará” (João 8,32). A reflexão tratará do significado – na sociedade contemporânea plural - do tema da liberdade religiosa que justo no Edito assinado em Milão pelo Imperador Constantino e Licinio em 313 d.C. teve a primeira tentativa de reconhecimento.
Na quinta-feira, 16, às 11 horas, na Basílica de Santo Ambrósio, Bartolomeu I e o Cardeal Scola presidirão uma celebração ecumênica animada pelo Coro bizantino do Conservatório de Acharnes e pelo coral do Domo de Milão. Ao final da celebração, o Cardeal Scola e o Patriarca Bartolomeu descerão à Cripta para veneração das restos mortais de Santo Ambrósio e dos Santos Gervásio e Prorásio, veneração comum à católicos e ortodoxos.
A vista do Patriarca Bartolomeu será acompanhada pelo Secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos cristãos, Brian Farrell.
Bartolomeu I (Dimitrios Archontonis, nome de nascimento em 29 de fevereiro de 1940, na Ilha de Imbro, na Turquia) foi eleito em 22 de outubro de 1991 pelo Santo Sínodo, como Arcebispo de Constantinopla e Patriarca Ecumênico.
O Patriarcado tem sede em Istambul, antiga Bizâncio, que em 330 o Imperador Constantino refundou como “Nova Roma” e que acabou ficando como Constantinopla. O Patriarca Ecumênico ocupa o maior lugar de honra junto às Igrejas Ortodoxas.