Teve início nesta segunda-feira, no Vaticano, a 86ª assembleia anual da Reunião das Obras de Ajuda às Igrejas Orientais (ROACO).
"A situação dos cristãos e das Igrejas no Egipto, Iraque, Síria e Terra Santa" é o tema desse encontro que prossegue até o próximo dia 20.
Participam os representantes de mais de 20 agências católicas de 10 países ocidentais, e também o Patriarca de Alexandria dos coptas católicos, Ibrahim Isaac Sidrak, e o Patriarca de Babilónia dos caldeus, Louis Raphael I Sako, ambos eleitos em Janeiro de 2013.
A guerra na Síria tem precedência no encontro através da palestra do Núncio Apostólico em Damasco, Dom Mario Zenari. O delegado apostólico em Jerusalém, Dom Giuseppe Lazzarotto, e o Custódio da Terra Santa, Frei Pierbattista Pizzaballa, ilustram a situação em Jerusalém e demais lugares sagrados para o cristianismo.
Na manhã desta terça-feira, os participantes concelebram a missa com o Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, na Igreja de Santa Maria em Traspontina para os benfeitores e pela paz no Oriente Médio. Na quinta-feira, dia 20, está marcado o encontro da ROACO com o Papa Francisco.
A ROACO é uma organização fundada em 1968 pela Congregação para as Igrejas Orientais e reúne as agências engajadas no apoio às comunidades católicas orientais em todas as dimensões de sua vida: culto, clero, formação pastoral, instituições educacionais e assistência social. O organismo é presidido pelo Cardeal Sandri e tem como vice-presidente, Dom Cyril Vasil.