“Não deixar que seja roubada a esperança dos jovens japoneses”. É o apelo do Padre Antonello Iapicca, missionário italiano no Japão, que organizou – junto com alguns amigos -, um 'aperitivo' em Roma para ajudar alguns jovens do país do 'Sol Nascente' a participar da JMJ no Rio de Janeiro. O cocktail será realizado nesta terça-feira, às 18h30min, no Hotel 'Il Cantico'.
O sacerdote justificou a iniciativa, explicando que por ocasião das Jornadas da Juventude, “muitos jovens tem descoberto com clareza a própria vocação. Alguns se casaram e agora o Senhor os abençoa com nova vida, os futuros apóstolos do Japão”.
“Outros jovens - acrescentou – sentiram o chamado a uma vida consagrada”. E cita o exemplo da jovem espanhola de 26 anos, em missão com sua família no Japão, que está para entrar num mosteiro carmelita de clausura. “Outras jovens a seguirão – diz Padre Antonello -, assim como vários jovens sentiram o chamado ao sacerdócio”. “Para todos – prossegue – houve em comum um encontro com o Senhor. Na escola, no trabalho, com os amigos, em todos os lugares, estes jovens, transformados após o encontro com o Papa na Jornada, começaram a testemunhar com coragem o amor de Deus, indo com Cristo às periferias existenciais, das quais fala Papa Francisco”.
“Este é o motivo – observa - que peço, em nome do Senhor, para ajudarem estes jovens a participar da peregrinação que neste ano será realizada no Brasil. Para muitos deles será a primeira experiência da Jornada Mundial da Juventude, mas para outros, crescidos, é um momento da existência para descobrir a própria vocação e encontrar no Senhor a força para cumprir, com alegria, a sua vontade”.
O sacerdote explica que os jovens estão fazendo a sua parte para a viagem. “Eles estão se empenhando de uma maneira admirável, trabalhando até de noite e nos momentos livres dos estudos, se defrontam com o impossível: conseguir dez dias de férias num Japão que não conhece repouso, perdendo assim a face do amor a Cristo”, disse Padre Antonello.
O sacerdote calcula que será necessário 1.500 euros para cada jovem.