A Sala de Imprensa da Santa Sé comunicou que o Papa Francisco visitará na próxima segunda-feira, dia 8, a ilha de Lampedusa, no sul da Itália.
Segundo o comunicado da Santa Sé, o Papa Francisco ficou profundamente tocado pelo recente naufrágio de uma embarcação que transportava migrantes provenientes da África – último de uma série de tragédias semelhantes.
Por isso, o Pontífice pretende rezar por aqueles que perderam a vida no mar, visitar os sobreviventes e os refugiados e encorajar os habitantes da ilha. Francisco pretende também apelar à responsabilidade de todos para que cuidem desses irmãos e irmãs em necessidade extrema.
Ainda de acordo com a Sala de Imprensa, a visita se realizará de forma mais discreta possível, no que diz respeito também à presença dos Bispos da região e das autoridades civis.
O Papa sairá do aeroporto de Ciampino às 8h e seu avião aterrissará em Lampedusa às 9h15, onde será acolhido pelo Arcebispo de Agrigento, Dom Francesco Montenegro, e pela prefeita da cidade, Giuseppina Nicolini.
De lá, Francisco embarcará na enseada “Cala Pisana” em direção ao Porto de Lampedusa, onde os pescadores acompanharão com seus barcos a embarcação do Pontífice. No trajecto, o Santo Padre lançará no mar uma coroa de flores, em recordação dos que perderam a vida na travessia do Mediterrâneo.
Ao regressar em terra firme, Francisco saudará um grupo de imigrantes e se dirigirá ao estádio “Arena”, onde celebrará a Santa Missa.
Concluída a celebração eucarística, o Papa irá até a Paróquia de São Gerlando para um breve descanso e às 12h45 embarcará no avião que o trará de volta ao Vaticano.