A Congregação para a Causa dos Santos terá aprovado esta terça-feira o milagre atribuído à intercessão de João Paulo II, segundo a agência italiana ANSA.
Com mais este passo dado no processo de canonização, fica apenas a faltar a aprovação final do Papa Francisco para que João Paulo II seja declarado Santo da Igreja Católica.
Este processo é a confirmação, por parte da Igreja, de que um fiel católico é digno de culto público universal e de ser dado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.
Vinte de Outubro tem sido apontada como a data mais provável para a canonização, mas não há ainda qualquer confirmação. Novembro e até Dezembro são outras possibilidades avançadas.
Até ao momento, não se sabe qual é o milagre em causa, mas será algo que sucedeu na noite da beatificação de Karol Wojtyla. Para já, os envolvidos no processo mantêm a mais profunda reserva.
Depois de ter sido determinada a "inexplicabilidade científica", o milagre foi analisado por consultores teólogos, que o aprovaram. Para que a canonização se confirme, faltava o acordo dos cardeais da Congregação para as Causas dos Santos e de Francisco.
O Papa polaco foi proclamado beato por Bento XVI a 1 de Maio de 2011, na Praça de São Pedro. De acordo com o direito canónico, para a canonização é necessário um milagre atribuível à intercessão de João Paulo II a partir da data da beatificação.