Arrancou a 16ª assembleia plenária do secam, sob o lema “A Igreja – família de Deus em áfrica ao serviço da reconciliação, da justiça e da paz”. A assembleia que esta a decorrer em Kinshasa, república democrática do Congo, conta com a presença de cardeais, arcebispos, bispos e sacerdotes dos quatro cantos do continente.
A celebração de abertura teve lugar na paróquia do “Sacre Coeur”. Na cerimónia que se seguiu, e já no local das sessões, intervieram representantes de organizações católicas, como a CRS, a MISERIOR, só para citar duas, interveio o ministro do interior da república Democrática do Congo, em representação do presidente da república, e o presidente do SECAM – Simpósio Episcopal das Conferências de África e Madagascar – Sua Eminência Polycarp Cardeal Pengo, presidente do SECAM, que deu então por aberta a sessão de trabalhos. Realce para a presença do Nuncio Apostólico na RDC.
A parte da tarde ficou reservada para dois temas e para a primeira sessão de trabalhos de grupo. O primeiro tema “Nunca vamos deixar de falar sobre Justiça e Paz”, foi apresentado por Sua Eminência Christian Cardeal Tumi, arcebispo emérito de Douala, e segundo por sua Eminência Laurent Cardeal Monsengwo Pasinya, “A continuidade entre Ecclesia in Africa e Africae Munus”.
Os trabalhos prosseguem amanhã com as intervenções dos Monsenhores Kukah, de manhã, e Chihane, a tarde.