Nesta terça-feira, cerca de 80 jovens da Caritas da América Latina e Caribe, e da Caritas Internacional se reúnem com o Presidente da Caritas Internacional, Card. Oscar Rodríguez Maradiaga, Arcebispo de Tegucigalpa.
O encontro é uma oportunidade para a Igreja dialogar com jovens de várias partes do mundo, que estão presentes na JMJ, está marcado para as 10h, na Casa de Retiro Padre Anchieta, no bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro.
Na ocasião, jovens representantes da Caritas da América Latina e Caribe entregarão ao Cardeal uma carta aberta. A carta é resultado da partilha de experiências vivenciadas e reflectidas durante o I Encontro Internacional de Jovens da Caritas, que se realizou neste mês de Julho, no estado de Minas Gerais, e teve como um dos objectivos preparar jovens de países como, Brasil, Argentina, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Haiti, Honduras, México e Uruguai para a JMJ.
A carta aberta traz uma síntese dos anseios e reivindicações desses jovens, entre eles chama à atenção a enorme violência e extermínio que assolam a juventude. De acordo com a integrante do grupo de trabalho da juventude da Caritas Brasileira, Monyse Ravena, o encontro com o Cardeal Maradiaga será um espaço principalmente de escuta. “A expectativa é que nossas reivindicações sejam ouvidas, e que este momento vá além do encontro, ou seja, que traga resultados”, disse.
O encontro também contará com a participação do Bispo haitiano Dom Joseph Gontrand Décoste, e da Directora Executiva nacional da Caritas Brasileira, Maria Cristina dos Anjos. De acordo com a organização, o encerramento do encontro será marcado por um almoço de confraternização.