“As crianças que crêem em Cristo e comunicam-se entre si são o viveiro da Igreja”. Sobre este tema foi realizada na cidade de Antananarivo, em Madagascar, a primeira Jornada Nacional das Crianças Malgaxes. Cerca de 2 mil pequenos, de 6 a 14 anos, provenientes de 20 dioceses do país, participaram do evento promovido pela Comissão Episcopal para o Apostolado dos Leigos e organizada pelo seminário menor de Ambohipo.
Por quatro dias – conforme relata a emissora dos Salesianos “Rádio Dom Bosco” – os jovens participantes escutaram as catequeses realizadas por diversos bispos acerca do tema do encontro, articulado em três partes: a criança e a fé, a criança e a globalização e a criança e seus direitos segundo a doutrina da Igreja. Além das atividades espirituais, os pequenos ainda participaram de ações de intercâmbio cultural.
Para presidir a Missa conclusiva estava Dom Jean Claude Randrianarisoa, Presidente da Comissão Episcopal para o Apostolado dos Leigos. Juntamente, celebraram Odon Maria Arsène Razanakolona, Arcebispo de Anatanarivo; Dom Fidelis Rakotonarivo, Bispo de Ambositra e Dom Roger Victor, Bispo de Mahajanga.
Na homilia, Dom Victor recordou os presentes que a primeira escola da fé em Cristo para as crianças é a família, convidando os pais a educar-lhes ao amor, ao perdão e à reconciliação. O evento foi finalizado com um convite às crianças para serem apóstolas em meio aos seus coetâneos.