A Organização Católica Canadense para o Desenvolvimento e a Paz (Occdp), com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, do Comércio e do Desenvolvimento, vai fornecer ajuda humanitária de mais de 5 milhões de dólares para as vítimas da crise na Síria. A informação está contida em um comunicado de imprensa, que também anuncia projectos para a Turquia, Líbano e a Jordânia através de uma colecta de urgência organizada em colaboração com a Conferência dos Bispos Católicos do Canadá (CECC). Até agora, foram recolhidos mais de um milhão de dólares, mas as doações das dioceses canadenses ainda não foram todas recolhidas, e será a Conferência Episcopal a publicar os dados nos próximos dias.
As ajudas para a Síria servirão a fornecer serviços de saúde, de bens primários para a higiene, abrigo para os refugiados que já não vivem em acampamentos e para as pessoas deslocadas internamente. Desenvolvimento e Paz trabalha ao lado da Caritas e de outras organizações sírias e a ideia de apoiar as populações atingidas pela crise nasceu do agravar-se da emergência humanitária que hoje regista 2 milhões de pessoas que buscaram refúgio em países vizinhos e mais de 5 milhões deslocadas dentro da Síria.
“Em resposta ao apelo do Papa Francisco e dos bispos do Canadá, os católicos do nosso país se demonstraram generosos ao oferecer a sua ajuda a milhares de pessoas em dificuldade por causa da guerra na Síria”, disse Dom Paul- André Durocher, Presidente da CECC e Arcebispo de Gatineau. Michael Casey, Director Geral de Desenvolvimento e Paz acrescentou que graças à solidariedade dos canadenses serão capazes de oferecer às vítimas da tragédia síria serviços essenciais.