"Somos verdadeiramente gratos ao nosso amado Papa Francisco pelas orações, a proximidade e a solidariedade expressa às populações atingidas pelo abalo sísmico nas Filipinas." É o que afirma o secretário nacional de Justiça e Paz da Conferência Episcopal Filipina (Cbcp-Nassa), Pe. Edwin Gariguez, na linha de frente na obra de socorro às vítimas do terramoto.
De fato, na última terça-feira, dia 15, um potente sismo de magnitude 7,2 graus na escala Richter atingiu o centro do arquipélago filipino (Central Visayas), deixando um balanço, até o momento, de 186 mortos, mas as vítimas fatais podem ser mais de 200.
O movimento telúrico provou graves danos também em numerosos prédios, entre os quais várias igrejas centenárias que remontam à época colonial espanhola e se encontram entre os patrimónios arquitectónicos mais importantes do país asiático.
Segundo dados da defesa civil filipina, o número total de pessoas atingidas pelo sismo – de modo mais ou menos grave – é de mais de três milhões, espalhadas em oito cidades e cinquenta e duas localidades menores.
Os danos remontam a cerca de 18 milhões e meio de dólares, foram destruídas mais de 46 mil casas, 39 pontes e 18 rodovias.
O secretário executivo Nassa e responsável pela coordenação das operações de socorro da entidade católica, Pe. Edwin, expressa gratidão ao Papa Francisco, que no Angelus deste domingo manifestou "proximidade às populações das Filipinas".
O Pontífice pediu que se "reze por essa querida nação, que recentemente sofreu várias calamidades". "Suas palavras de preocupação e solidariedade nos impelem e nos convidam a trabalhar ainda mais unidos e a colaborar para ajudar aqueles que se encontram necessitados." Nesse sentido, acrescenta, "as palavras do Papa são de grande ajuda e fonte de inspiração".
Com a colaboração da Caritas internacional, os voluntários católicos estão ultimando as intervenções imediatas para fazer frente à emergência. Através das dioceses do país está em andamento uma campanha de ajudas em busca de retomar a normalidade e permitir a plena recuperação a longo prazo.