Peter Turkson, que é presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz e cardeal arcebispo de Cape Coast, no Gana, representará o Papa na próxima terça-feira no funeral de Estado de Mandela, maior ícone da luta contra o regime racista do apartheid.
O Papa Francisco nomeou este domingo o cardeal ganês Peter Kodwo Appiah Turkson, presidente do Conselho Pontifício da Justiça e a Paz, como seu enviado especial ao funeral de Estado do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, informou a Santa Sé em comunicado neste domingo.
Turkson, que é cardeal arcebispo de Cape Coast, no Gana, representará o Papa na próxima terça-feira no funeral de Estado de Mandela, maior ícone da luta contra o regime racista do apartheid.
O cardeal pertence ao Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, faz parte da Comissão para o Patrimônio Cultural da Igreja e, desde 2009, é presidente do Pontifício Conselho para a Justiça e a Paz.
Turkson participará da celebração da missa oficial em memória de Mandela no FNB Stadium (antes chamado Soccer City, onde foi a final da Copa do Mundo de 2010) no bairro de Soweto, em Johanesburgo, onde são esperados vários chefes de Estado e de Governo de todo o mundo.