Teve lugar neste Sábado 3 de Maio, no campo Desportivo da Escola Secundária S. Pedro e S. Paulo de Monze, na Zâmbia, a Ordenação episcopal de D. Moses Hamungole, novo Bispo daquela Diocese da Zâmbia. A celebração foi presidida por D. Emilio Patriarca (agora Bispo Emérito de Monze) e nela participaram, para além do Núncio apostólico, 4 Bispos a representar a Conferência episcopal da Zâmbia (ZEC) e uma imensa multidão de fieis que se estima em mais de dez mil pessoas, vindas das diferentes partes da Diocese, de outras Dioceses da Zâmbia e mesmo do exterior.
A homilia foi pronunciada por D. Raymond Mpezele, Bispo de Livingstone, o qual convidou aos presentes a acolherem o novo pastor e a rezar por ele e por todos os outros Bispos, e aos políticos em particular instou para sempre se deixarem guiar pelo Espirito Santo e pelo espirito do amor. Ao novo Bispo D. Mpezele dirigiu palavras de encorajamento e confiança no Senhor da Messe a quem deve sempre invocar com as palavras do motu episcopal que escolheu “Fica connosco Senhor” (como fizeram os 2 discípulos de Emaús).
Muitas outras personalidades tomaram a palavra para manifestar apreciação e melhores votos a D. Moses Hamungole no seu novo ministério, entre os quais um representante da Comissão Organizadora das celebrações, o arcebispo de Lusaka (Diocese de origem de D. Moses) D. Mpundo, o presidente da Conferencia episcopal da Zâmbia, o Núncio apostólico e o Bispo Emérito D. Patriarca que exprimiu palavras de comovida gratidão à Diocese que deixa desejando bom trabalho ao novo pastor.
Por último também se exprimiu D. Hamungole com palavras de sincero agradecimento a todos os que contribuíram para a realização do evento, tendo sublinhado a necessidade de todos, na Diocese, trabalharem juntos e de mãos dadas para o bem da Diocese e para responder a Cristo que a todos chama. “Não tenho um manifesto escrito ou um plano de acção estratégico para a Diocese, porque o manifesto e o plano estratégico de acção havemos de fazê-los juntos, se os acharmos necessários” – concluiu D. Moses.
O novo Bispo de Monze nasceu na Arquidiocese de Lusaka há 47 anos, depois da ordenação sacerdotal em 1994, foi director do Centro de Produção TV da Arquidiocese, foi secretário das comunicações da AMECEA (conferencia episcopal regional da África oriental) em Nairobi, foi presidente para a África de Signis (a Associação Católica Mundial para as Comunicações) e, ultimamente, responsável da Redacção Inglesa para a África da Radio Vaticano.