Faleceu ontem em Roma, o Cardeal Simon Lourdusamy, Prefeito emérito da Congregação para as Igrejas Orientais. Natural da Índia, onde nasceu em 1924 e foi ordenado sacerdote em 1951, o Cardeal Lourdousamy tinha uma formação cientifica e eclesial que culminou com o Doutoramento em Direito Canónico na Universidade Pontifícia Urbaniana de Roma, da qual se tornaria anos mais tarde Vice-Grão Chanceler. Foi também Secretário Adjunto da Congregação dos Povos e Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais. Cargo que desempenhou de 1985 a 1991, tendo-se demitido por razões de saúde.
Antes de vir, em 1971, para Roma, onde desempenhou estes e outros cargos, fora primeiro, bispo auxiliar e depois arcebispo de Bangalore, na Índia, a partir de 1962, ano da sua ordenação episcopal. De entre as outras actividades desempenhadas na sua terra natal, destaque para a edição do semanário católico em língua tamil “Sava Viaby”, a direcção de várias associações católicas e a presidência da “Comissão Nacional Litúrgica para a Índia”. Fora criado Cardeal pelo Papa João Paulo II em 1985.
O Papa Francisco enviou um telegrama de condolências a D. Antony Anandarayar, Arcebispo de Pondicherry, o Cardeal Lourdousamy nascera, exprimindo o seu apreço pelo serviço prestado à Igreja por esse cardeal.
Com a morte do Cardeal Lourdousamy o colégio cardinalício passa a ter 214 membros, dos quais 119 eleitores e 95 não eleitores.