O provincial dos missionários espiritanos Tony Neves celebrou este domingo 25 anos de sacerdócio, numa data em que se assinala o seu percurso de padre missionário mas também de jornalista.
«Reportagens com missão» é o livro editado no âmbito do aniversário que compila 80 das cerca de 200 reportagens que o missionário espiritano fez ao longo da sua vida e apresenta a “missão pelo olhar do padre jornalista”.
“Foram feitas em 24 países: 30 estão relacionadas com o mundo jovem, 22 com o diálogo ecuménico, uma das linhas de força da minha missão”, explica à Agência ECCLESIA o padre Tony Neves.
O livro apresenta ainda uma seleção de 60 fotografias que marcam a missão de 25 anos.
Para o sacerdote os missionários estão “na linha da frente” e numa posição onde, através do seu trabalho, “provocam a mudança”.
“Estamos nas linhas da frente, onde acontecem coisas positivas e negativas. Mas são acontecimentos que precisam de ser amplificados para que o mundo conheça e para que possa haver uma intervenção que ajude a mudar”.
A “grande missão” dos missionários, sublinha, “é estar nos locais, correndo os riscos que for preciso correr, e amplificar os gritos dos pobres que falam sempre em surdina porque a sua voz não é escutada”.
A paróquia do Foz do Sousa, em Gondomar, assinalou numa celebração este domingo os 25 anos de sacerdócio do provincial dos espiritanos.
Quarta-feira, dia 30, as bodas de prata vão ser assinaladas no Seminário da Torre da Aguilha.