“O respeito à vida”, enquanto “caminho para a paz”, está a ser tema dominante do 4.º congresso internacional da Fundação Vaticana Joseph Ratzinger – Bento XVI, a decorrer em Medellín, na Colômbia.
Numa mensagem dirigida aos participantes do evento, divulgada pela Rádio Vaticano, o Papa destaca a importância de “refletir sobre o elo indissolúvel que une a paz ao respeito pela vida humana, de modo a que a busca pela paz esteja cada vez mais radicada no coração das pessoas”.
Francisco aponta ainda que uma “cultura do encontro e do empenho pelo bem-comum” só será possível quando a defesa da “dignidade humana” for vista como uma prioridade.
O congresso na Colômbia reúne na Universidade Pontifícia Bolivariana cerca de mil pessoas, na sua maioria provenientes da América Latina, também da Índia e de países europeus como Bélgica, França, Itália, Holanda e Espanha.
Criada em 2010, a Fundação Vaticana Joseph Ratzinger tem como objetivo promover investigações e estudos à volta do pensamento académico do agora Papa emérito Bento XVI, organizar encontros científicos e premiar estudiosos que se distingam nesta área.
Sobre o evento, Bento XVI destaca a “grandíssima atualidade” do tema que está em debate.
“O empenho pela paz – tão fundamental num mundo dilacerado pela violência – começa com o respeito incondicionado pela vida do homem, criado à imagem de Deus e, portanto, dotado de dignidade absoluta”, considera o Papa alemão.
Joseph Ratzinger acrescenta ainda que “o tema da paz e do respeito pela vida estão ligados à fé em Deus Criador como a verdadeira garantia da nossa dignidade”.
As edições anteriores do congresso internacional da Fundação tiveram lugar na Polónia, Brasil e Itália.