No final da manhã desta sexta-feira dia 30, o Papa Francisco recebeu um grupo de 30 membros da Comissão de Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e as Igrejas Ortodoxas Orientais.
Esta Comissão começou um trabalho em 2003, seguindo uma perspetiva histórica, e examinou os caminhos nos quais as Igrejas expressaram a sua comunhão nos primeiros séculos e o que isto significa para a atual busca da comunhão. Durante esta semana em que estiveram reunidos, os membros desta Comissão iniciaram também um estudo sobre a natureza dos Sacramentos, de modo especial, o Batismo.
Falando ao grupo, o Papa Francisco dedicou palavras de reconhecimento pelo empenho inspirador do Patriarca da Igreja Sírio-ortodoxa de Antioquia e do Oriente, Ignazio Zakka Iwas, falecido no ano passado. A respeito do delicado momento que se vive naquela região, o Santo Padre afirmou “compartilhar a consternação e a dor pelo que está a acontecer no Médio Oriente, especialmente no Iraque e na Síria:
“Recordo todos os habitantes da região, inclusive os nossos irmãos cristãos e muitas minorias que vivem as consequências de um conflito extenuante. Junto convosco rezo todos os dias para que se alcance uma solução negociada, suplicando a bondade e a piedade de Deus pelos atingidos por esta imensa tragédia.”
“Todos os cristãos são chamados a trabalhar juntos, aceitando-se reciprocamente, para servir a causa da paz e da justiça” – afirmou ainda o Papa Francisco.