A assembleia teve início nesta quarta-feira dia 4 de fevereiro e decorre até sábado 7, com um documento preparatório elaborado por um grupo de mulheres que trabalharam em conjunto com alguns membros e consultores deste dicastério.
O Arcebispo de Luanda, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias participa desta Assembleia Plenária do Conselho Pontifício da Cultura subordinada ao tema “As culturas femininas: entre igualdades e diferença”.
O concelho pontifício para a cultura tem como titular o cardeal italiano Gianfranco Ravasi.
O programa completo desta plenária foi apresentado em conferência de imprensa na manhã desta segunda-feira dia 2 com a presença do Presidente do Conselho Pontifício da Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi. Presentes também a Presidente da RAI, Anna Maria Tarantola e Mónica Maggioni, Diretora da Rai News 24, responsáveis pelo evento público de abertura da Assembleia, Neste encontro com os jornalistas foi, desde logo, explicado pelo Cardeal Ravasi que a expressão cultura feminina não significa dividi-la daquela masculina:
“… A expressão ‘cultura feminina’ não significa dividi-la da masculina, mas manifesta a consciência de que existe um olhar sobre o mundo e sobre tudo o que nos circunda, sobre a vida e sobre a experiência, que é próprio das mulheres”.
Para a assembleia plenária estão programadas quatro áreas de estudo, segundo explicou o purpurado:
“… O percurso delicado sobre igualdade-diferença, com tudo o que ele comporta. O segundo, é a geratividade: atenção a esta expressão, que é técnica; não é a geração, somente, compreende também esta, mas é muito mais, uma ideia mais simbólica, é um código simbólico mais geral. Terceiro, a corporeidade e isto sem sombra de dúvidas, um dos capítulos constantes. E por último, a relação com a religião: uma relação que teve acontecimentos diferentes, etapas diversas”.
O arcebispo de Luanda está na Comissão, desde Março de 2014, sob a indicação do Papa Francisco.