O Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, vai participar na VII Cúpula das Américas na Cidade do Panamá nos dias 10 e 11 de abril. Quem avançou a notícia foi o Ministro das Relações Exteriores do Panamá, Luis Miguel Hincapié.
Em entrevista ao canal panamiano TVN, este membro do governo recordou que o Presidente do país centro-americano, Juan Carlos Varela, em visita ao Vaticano em fevereiro passado, pediu ao Santo Padre que enviasse um representante especial. Hincapié acrescentou que o Cardeal Parolin, grande conhecedor da América Latina, levará uma mensagem do Papa Francisco.
A Cúpula das Américas é um encontro de Chefes de Estado e de Governo dos países do continente para refletirem sobre questões da política comum. Dos 35 países do continente membros da Cúpula, 24 Presidentes já confirmaram a sua presença.
Para este ano existe a expectativa de que se venha confirmar a presença de uma delegação de Cuba, país que nunca participou neste evento. Desta forma, seria possível esperar um encontro entre Barack Obama e Raúl Castro. A acontecer será a primeira vez depois do acordo anunciado a 14 de dezembro de 2014 que normalizou as relações entre os dois países, depois de mais de meio século de costas voltadas.