O SCEAM, Simpósio das Conferências Episcopais da África tem, desde há cerca de um ano, uma Agência Católica de Notícias para a África, CANAA. E há cerca de dois meses nomeou um bispo para presidir ao CEPACS, o seu departamento de comunicação. É mais um passo no esforço da Igreja em África por entrar no espaço cibernético e no mundo dos média, coisa nem sempre fácil para os bispos – disseram alguns membros do SCEAM numa recente conferência de imprensa na Rádio Vaticano.
Este ano, mais precisamente na primeira semana de Fevereiro, um grupo de bispos, encabeçados pelo Presidente do SCEAM, D. Gabirel Mbilingi, realizou uma visita ad limina à Sé de Pedro, tendo entrado em contacto com os diversos dicastérios do Vaticano e tendo sido recebidos em audiência pelo Papa Francisco no dia 7.
Foi nesses dias em Roma que os membros da Direcção do SCEAM, tendo em conta a importância da comunicação para a Igreja em África hoje, acharam por bem que seja um bispo a presidir o CEPACS. E escolheram para esse cargo D. Emanuel Badedjo, bispo de Oyo, na Nigéria. Ele é jornalista e perito em comunicação social.