A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil escolheu como novo presidente Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília, que vai tomar posse esta sexta-feira.
Numa nota publicada no site da CNBB, o novo responsável pelo episcopado brasileiro salienta o propósito de ajudar “cada vez mais” a construir “uma Igreja Católica servidora” e atenta aos desafios do país.
“Os cargos que assumimos não são honrarias, mas um serviço que queremos prestar à Igreja através da Conferência. É esse o espírito que nos anima”, realça D. Sérgio da Rocha.
O novo responsável máximo da CNBB, que substitui no cargo D. Raymundo Damasceno, tem 55 anos, é bispo desde 2001 tendo começado como auxiliar da Diocese de Fortaleza.
Seis anos depois, o Papa Bento XVI designou-o arcebispo coadjutor da Diocese de Teresina e em 2011 assumiu a liderança da Arquidiocese de Brasília.
D. Sérgio da Rocha é acompanhado na direção da CNBB pelo arcebispo de Salvador, D. Murilo Krieger, como vice-presidente; e pelo bispo auxiliar de Brasília, D. Leonardo Steiner, como secretário-geral.
Este último, reeleito para um segundo mandato na Conferência, deixou aos jornalistas a posição dos bispos brasileiros acerca da atual situação socioeconómica e política do país.
“A Igreja faz parte da sociedade e como pastores, queremos dar a nossa contribuição. Faremos o esforço de levar adiante a busca da reconciliação, da justiça, de uma sociedade onde todas as pessoas tenham vez e voz, na busca de um mundo cada vez mais justo e fraterno”,