O Cardeal Leonardo Sandri, Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, vai estar no Iraque a partir de amanhã dia 1 de maio ficando naquele país até ao dia 5 de maio. Visitará a capital Bagdad e também a cidade de Erbil, no Curdistão iraquiano. O purpurado levará a bênção do Papa Francisco e o reconhecimento e encorajamento às autoridades, pelo trabalho feito em prol dos cristãos e outras minorias no clima de violência que se vive no país.
Em Bagdad, onde estará desde o dia 1 até ao dia 3 de maio, o Cardeal Leonardo Sandri celebrará a Divina Liturgia na Catedral caldeia de S. José e encontrará refugiados que estão alojados nas várias instituições eclesiásticas.
Em Erbil, o Cardeal Sandri vai juntar-se à Delegação das Agências R.O.A.C.O – Reunião das Obras de Ajuda às Igrejas Orientais – que já a partir do dia 1º de maio, iniciarão os preparativos dos projetos de ajuda aos diversos setores da vida pastoral e para a assistência aos refugiados.
Estão previstos também alguns momentos na região de Ankawa, com a celebração da liturgia e encontros na sede sírio-católica de Marta Shmouna e no Seminário caldeu de S. Pedro, na presença dos fiéis residentes e dos refugiados da Planície do Nínive. Na agenda também uma visita a Duhoc, com a liturgia na igreja caldeia e a saudação à comunidade assíria.
A visita do Cardeal Sandri expressa a contínua solicitude de toda a Igreja Católica pelos fiéis presentes no Iraque, dando continuidade às iniciativas do Santo Padre, que, desde o verão passado, já enviou os Cardeais Barbarin, Filoni e Nichols, além de Delegações das Conferências Episcopais.