Os bispos do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e do Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar (SECAM) reuniram-se em Moçambique, onde deixaram uma mensagem de solidariedade às famílias em dificuldade.
“Estamos perto dos que passam por crises matrimoniais; sofremos muito pelas famílias desfeitas; pelas famílias pobres que vivem com grande dificuldade o seu dia-a-dia”, refere o comunicado conclusivo do seminário que decorreu entre quinta-feira e domingo, enviado hoje à Agência ECCLESIA.
Os participantes mostram ainda a sua atenção aos problemas da toxicodependência, da emigração e escravidão, as guerras e o tráfico humano.
“Os nossos corações ficam desfeitos quando sabemos de crianças órfãs, abusadas, sem educação, muitas das quais vivem sozinhas nas ruas, e de adolescentes levados para a violência, o crime, a prostituição”, acrescenta a nota.
Os participantes deixam uma palavra de estímulo às “muitas famílias felizes”, que vivem “uma vida de doação e sacrifício”.
“Queremos aproveitar esta ocasião para apelar aos líderes políticos e às autoridades civis a garantirem que as famílias possam ter tudo o que precisam para cumprirem a sua responsabilidade educativa para com os filhos para o maior bem da sociedade”, apelam os bispos europeus e africanos, no final desta quarta cimeira bilateral.
A mensagem conclusiva foi lida pelo sacerdote português Duarte Da Cunha, secretário-geral do CCEE.
A Conferência Episcopal Portuguesa foi representada por D. Manuel Linda, responsável pela Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização, e bispo das Forças Armadas e de Segurança.
O seminário ‘A Alegria da Família’ contou com 35 participantes, 22 dos quais bispos, em ligação com as reflexões que vão ser abordadas na Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família, em outubro 2015.