O Papa deu início esta segunda-feira 8, à décima reunião do Conselho dos Cardeais – conhecido como ‘C9’ -, que deve chegar até final de 2016 à conclusão da nova Constituição para a reforma da Cúria Romana.
Os trabalhos prolongam-se até quarta-feira, tendo em cima da mesa a concretização das propostas para criar duas novas grandes congregações, uma para a área ‘Leigos, Família e Vida’ e outra para os setores da ‘Caridade, Justiça e Paz’.
O documento que regulamenta atualmente a Cúria Romana é a constituição 'Pastor Bonus', assinada por São João Paulo II a 28 de junho de 1988.
Nomeado pelo Papa em abril de 2013, o Conselho de Cardeais é composto pelo secretário de Estado do Vaticano, D. Pietro Parolin, e por D. Oscar Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa, Honduras; D. Giuseppe Bertello, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; D. Francisco Errázuriz Ossa, arcebispo emérito de Santiago do Chile; D. Oswald Gracias, arcebispo de Bombaím, na Índia; D. Reinhard Marx, arcebispo de Munique (Alemanha); D. Laurent Monsengwo Pasinya, arcebispo de Kinshasa, na República Democrática do Congo; D. Sean Patrick O’Malley, arcebispo de Boston, nos EUA, e D. George Pell; o secretário do C9 é o bispo italiano D. Marcello Semeraro.