A Universidade Católica de Angola é gerida desde ontem por uma comissão de gestão. A decisão foi tomada pela CEAST e anunciada ontem aos responsáveis da Universidade depois de a Conferencia ter recebido a renúncia ao cargo de Dom Damião Franklim, então Reitor da Universidade Católica de Angola e actual Arcebispo de Luanda.
A comissão de Gestão é presidida por Dom Manuel Imbamba, actual arcebispo de Saurimo e antigo Secretario Geral da UCAN e vai trabalhar durante 180 dias.
A Universidade Católica de Angola, UCAN celebra no próximo ano 15 anos de existência e Dom José Manuel Imbamba faz um balanço agradecendo aos pioneiros do projecto e relançando o futuro da UCAN; “ Não podemos ficar satisfeitos nem orgulhosos por aquilo que já oferecemos. Temos muito ainda por fazer ainda não estamos satisfeitos queremos muito mais, e é por isso que a UCAN quer se projectar no futuro com muita energia e humildade, dentro do Lema - a verdade ligada a vida, verdade que liberta, que gera avida, que quer contribuir para o bem estar espiritual e material das pessoas a quem serve; temos muito que fazer, encorajamos e agradecemos os pioneiros na criação da UCAN, pela visão que tiveram pela estratégia que traçaram para que a UCAN hoje esteja nos patamares em que esta”. Palavras de Dom Imbamba hoje em entrevista a Ecclesia.
Dom Damião Franklim renunciou ao cargo de reitor da Universidade Católica de Angola por razões de Saúde e pastorais.
A UCAN passa a ser gerida então por uma comissão de gestão integrada pelo bispo de Caxito, Dom Francisco Jaca, a actual vice-reitora para os assuntos académicos da UCAN, Dra. Maria Helena Miguel, o director do Centro de Estudos e Investigação Cientifica da UCAN, Alves da Rocha, a directora dos recursos Humanos, Dra. Jeanine da Silveira e o professor da Faculdade de Economia, Dr. Emílio Londa.