Terceiro dia dos trabalhos dos Bispos da CEAST reunidos em São Tomé. Na manha desta quinta-feira os trabalhos tiveram início com a celebração da missa presidida por Dom Óscar Braga e co celebrada por todos os bispos aqui presente.
No meio da manha deste terceiro dia os bispos receberam a visita do 1º Ministro santomense Gabriel Costa, que deixou uma mensagem de boas vindas a todos, garantindo que são Tomé é uma comunidade fortemente católica, e com a realização da primeira plenária de 2014, dos Bispos da CEAST em São Tomé, traçando os planos de desenvolvimento das comunidades de Angola e São Tomé, deixa uma certa esperança aos fieis, reconforta-nos, sabendo que eles estão cada vez mais aplicados no processo das busca insensata do melhoramento de vida das populações.
Gabriel Costa acrescenta dizendo que, a igreja nunca esteve distantes destas questões, e o governo santomense já enfrentou varias crises, e a igreja teve sempre o papel de ir buscar dias melhores e na resolução destas crises. As questões familiares que têm uma abrangência mundial, existe uma crise de valores que passa por todas as sociedades, e que a igreja tem um papel importante no processo de eliminar as crises que assolam as sociedades nos resgates dos valores morais que tanta falta fazem as sociedades de hoje. Por ultimo o primeiro-ministro Santomense falou que hoje e neste período em que a igreja esta a viver a quaresma temos que ter mais amor ao próximo, fraternidade e solidariedade.