Dom Manuel Imbamba, encerrou a sua visita pastoral à Missão de Kacolo. A falta de serviços sociais básicos, o isolamento, a falta de estradas, a pobreza, o analfabetismo infantil e juvenil são alguns dos muitos desafios que enfrentam as populações daquela localidade situada a 140 quilómetros de Saurimo.
O prelado visitou as comunas de Chassengue, Cucumbi e Alto Chicapa. Dom Imbamba disse que para alem da quase inexistência dos serviços básicos aquela zona vive no isolamento “ o analfabetismo é o que mais preocupa, porque os professores não aceitam ir para aquelas localidades porque não tem condições, nem de viver nem de trabalhar”.
Nessa zonas o comercio é inexistente e os produtos de 1ª necessidade quando la chegam são vendidos a preços exorbitantes “ essas questões todas já fizemos chegar a por meios oficiais, para que verdadeiramente se possa acudir, as comunidades que pouco a pouco estão a perder a imagem de um governo que esta ao serviço do povo, sobretudo virado para aquela parte da província, e o Arcebispo acrescenta” como igreja estamos muito preocupados porque gostaríamos de levar para lá comunidades missionarias a trabalharem e a viverem nessas áreas, mas não temos como, primeiro temos que construir as residências, mas como fazer isso se os empreiteiros não aceitam la ir porque não tem estrada”.
{flexiaudio}15032{/flexiaudio}