À saída do encontro, o representante da Igreja Católica, disse à imprensa que no quadro dos seus cinco anos de missão em Angola, tratou aspectos atinentes à congregação religiosa e agradeceu ao Presidente José Eduardo dos Santos pelo apoio prestado pelo governo angolano.
"Manifestei a minha satisfação pelo apoio proporcionado pelo governo angolano ao meu trabalho, como representante do Santo Padre, Papa Francisco, aqui em Angola", frisou, dom Novatus Rugambwa, salientando que aproveitou a ocasião para desejar ao Chefe de Estado angolano "bem espiritual a toda nação angolana".
Dom Novatus Rugambwa nasceu em Bukoba (Tanzânia), a 8 de Outubro de 1957. Foi ordenado sacerdote em Julho de 1986. É pós-graduado em Direito Canónico. Entrou no serviço da diplomacia da Santa Sé em Julho de 1991, tendo já representado o Vaticano no Panamá, na República do Congo, no Paquistão, na Nova Zelândia e na Indonésia.
Desde Junho de 2007, exercia o cargo de sub-secretário do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes. Fala inglês, francês, espanhol, alemão e Kiswahili.
Como arcebispo titular de Tagaria, foi ordenado a 18 de Março, em Roma, e chegou a Angola no dia 21 de Maio, para substituir dom Ângelo Becciu, que passou a exercer o mesmo cargo em Cuba.