Igreja incentiva a participação dos leigos na dinamização das vocações em Angola

Igreja incentiva a participação dos leigos na dinamização das vocações em Angola

A Igreja de Angola caminha rumo o segundo congresso nacional dos leigos, a decorrer em Luanda de 16 à 21 de Junho do corrente ano, no complexo Turístico de Belas Futungo II.

Depois do primeiro realizado em 1992, num período bastante particular da história de Angola. Mais de quatrocentos leigos comprometidos com a Igreja, são esperados no segundo congresso Nacional, a ter lugar de de 16 a 21 do próximo mês de Junho deste ano.

Para o efeito, a presentação oficial do segundo Congresso Nacional dos Leigos, esta marcada para uma data a indicar, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo.

O evento acontece face a este desiderato, a 1ª Assembleia Plenária de 2014 que decorreu de 12 a 15 de Março, em São Tomé e Príncipe, onde Bispos da CEAST aprovaram o esboço do tema: “Reavivar a fé em Cristo nos fiéis leigos”, para o segundo ano do triénio 2014/2016, isto é para o presente ano de 2015.

Segundo os prelados, as condições actuais exigem dos fiéis leigos um apostolado cada vez mais intenso e mais universal. Em muitas regiões onde os sacerdotes são demasiado poucos, a Igreja dificilmente poderia estar presente e ativa sem o trabalho dos leigos.

Os fiéis leigos têm merecido atenção dos pastores, numa dinâmica que visa infundir melhores capacidades para os fiéis no testemunho. Longe do conceito abusivo da origem da palavra, designando aquele que não tem conhecimento dos coisas.

Os trabalhos vão engajar a vocação do leigo, missão na família e vida profissional e vida social e económica.

{flexiaudio}16802{/flexiaudio}