Há 36 anos três irmãs Bernadete Ngula, Hilária Sali e Maria de Fátima Tchamile com o carisma de evangelização, promoção humana e cristã da mulher e cuidar do sacerdote idoso e inválido e dos velhos desamparados fundavam no dia 22 de Junho de 1979, Festa do Sagrado Coração de Jesus inicialmente denominada Pia União das irmãs de São Carlos Lwanga na arquidiocese do Huambo que neste domingo 21 de Junho foi erecta como instituto de direito diocesano.
A missa foi presidida pelo arcebispo do Huambo dom José de Queiroz Alves que ao dirigir-se às irmãs de São Carlos Lwanga disse que o dia 21 de Junho ficará marcado na vida desta congregação com direito diocesano, um dia de graça.
O arcebispo do Huambo apelou ainda às irmãs a se entregarem de coração aberto e recorreu na ocasião à parábola do tesouro escondido que o Senhor entrega nas vossas mãos referiu o arcebispo do Huambo.
Numa altura em que a ereção da congregação como instituto religioso de direito diocesano acontece no ano de vida de consagrada o presidente da celebração pediu as consagradas de São Carlos Lwanga a aprofundarem os aspectos constitutivos da vida religiosa.
E a superiora geral da congregação de São Carlos Lwanga irmã Madalena Malesu com satisfação disse não ter como agradecer a Deus, pois vivem um momento de elevação diante Deus. Agora temos que arregaçar as mangas para darmos resposta as exigências do mundo, salientou a madre geral irmã Madalena Malesu.
Por sua vez dom Francisco Viti que há 36 anos assistiu á fundação da congregação disse agradecer a Deus e tem grande esperança nestas consagradas que poderão dar o seu melhor na promoção da mulher neste século XXI.
E o arcebispo de Saurimo Dom José Manuel Imbamba com satisfação reconheceu o trabalho que as irmãs de São Carlos Lwanga desenvolvem nas terras da pedra preciosa e disse ser uma graça
Dom Estanislau Marques Tchindekase bispo da diocese do Dundo fez menção ao dia da fundação deste instituto religioso numa altura em que ainda era seminarista esteve presente no salão do arcebispado do Huambo.
Importa realçar que a congregação das irmãs de São Carlos Lwanga foi fundada a 22 de Junho de 1979 por três irmãs nomeadamente Bernadete Ngula, Hilária Sali e Maria de Fátima Tchamile com o carisma de evangelização, promoção humana e cristã da mulher e cuidar do sacerdote idoso e inválido e dos velhos desamparados.
Estiveram ainda presentes dom Zacarias Kamwenho arcebispo emérito do Lubango, dom Óscar Fernandes Lino Braga bispo emérito de Benguela, dom José Nambi do Kuito Bié, dom Anastácio Sumbelelo da diocese do Uíge, sacerdotes diocesanos e religiosos, irmãs de diversas congregações religiosas autoridades governamentais e fieis de varias comunidades cristãs do Huambo e de outras partes de Angola.
Texto de Arnaldo Sapele