O pastor da Igreja em Malanje fez este pronunciamento durante o encontro que manteve com os catequistas da Comuna de Tala Mungongo Município de Cambundi Catembo durante a vista Pastoral a região songo.
O catequista é a Voz da Igreja que parte, amplia e reparte o alcance do anúncio libertador da igreja. Mas ser catequista é muito mais! É apresentar a boa nova a mentes e corações sedentos do Eterno, o catequista faz com que nos reconheçamos filhos amados, descortinando um horizonte no qual nos percebemos participantes de uma mesma e grande família.
Catequista é ser profeta, enxergar além, manter sempre a presença de Deus em toda a parte, ensinando com segurança, criatividade e ousadia o Caminho que nos leva ao Pai.
Enfim, ser catequista é, acima de tudo, ser “ser-humano” obediente ao projeto do Pai, ser cristão consciente de sua missão de espalhar a Boa Nova do Reino a todas as criaturas.
Sendo assim Dom Benedito agradeceu aos catequistas das comunidades visitadas, “ o que Cambundo e Catembo é hoje como igreja é por causa de vocês, o vosso trabalho parece que não é muito vistoso, parece que não tem muita importância, porque so trabalhais na catequese da Kitapa e até parece que o padre não vos conhece muitas vezes, mas o trabalhos que vocês estão a fazer é obra de Deus e como Bispo a vos fazer essa visita pastoral não posso deixar de olhar par vós e dizer, continuem com no vosso trabalho, muito obrigado e este obrigado não é meu é de Jesus, Jesus é que vos agradece pelo trabalho desempenhado”.