Um (1) de Agosto de 2015. Trata-se de um sábado especial na província da Huíla.
Foram abertas oficialmente as festas de Nossa Senhora do Monte padroeira da cidade na Arquidiocese do Lubango.
Com forte pendor histórico religioso e num universo de mais de 100 actividades, as festas da padroeira da cidade capital da província da Huíla são marcadas fundamentalmente com a realizada da tradicional peregrinação e missa campal na Capelinha de Nossa Senhora do Monte.
As Festas da Nossa Senhora do Monte começaram a ser celebradas em 1901, uma réplica das de Madeira, Portugal, a terra dos colonos que se basearam na região.
A 15 de Agosto de 1902, ainda com a capela em construção, o pároco celebrou a missa campal na esplanada, diante de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, levada da paróquia.
Concluída a construção da capelinha, com a imagem de Nossa Senhora do Monte adquirida no Porto (Portugal) instalada no altar, foi abençoada em 14 de Agosto de 1903 pelo padre José Martins, em representação do Bispo de Angola e Congo.
Mas, só no dia seguinte, com certa solenidade, se celebraram as Festas de Nossa Senhora do Monte com actos religiosos junto à capelinha. A partir desta data todos os anos, no dia 15 de Agosto, a população do Lubango e arredores sobe à capelinha de Nossa Senhora do Monte para celebrar a romaria que se tornou tradicional.