Dom Eugénio Del Corso, Bispo da Diocese de Benguela, apresentou esta Sexta-feira no Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela –ISPCB, a segunda região académica de Benguela e Kuanza-sul, a encíclica do Papa Francisco Laudato Si, sobre o ambiente.
A palestra foi promovida pela pastoral universitária da Diocese de Benguela, e contou com presença de responsáveis das faculdades públicas e privadas da 2ª região académica, estudantes dos distintos cursos e convidados.
A Encíclica é um documento feito em livro enviado pelo papa Francisco, onde apresenta as preocupações e ensino social da Igreja.
O prelado católico explicou igualmente que, o documento procura buscar harmonia entre o homem e a terra, o próximo consigo próprio, bem como com a natureza.
Dom Eugénio adiantou que a encíclica é um documento responsável, que suscita interesse no seio dos estudantes universitários, com realce para estudantes de engenharia ambiental e direito para reflexão dos delitos.
Segundo o prelado, a preocupação do Papa é de resgatar a terra da crise ecológica, poluição do meio ambiental. “Tratar mal a terra é castigar os mais pobres, por essa razão todos devem contribuir com a prática de campanhas de limpezas”. Dom Eugénio pediu aos universitários para que aprofundem os debates sobre o meio ambiente, para incutir nas novas gerações uma consciência virada na protecção da natureza.
A Encíclica “Laudato sí”, incentiva a responsabilidades ambientais, sociais, ecológica, com o objectivo de um estilo de vida saudável no planeta.