O Bispo de Benguela, Dom António Francisco Jaca, o Arcebispo do Huambo, Dom Zeca Martins, e o Bispo do Dundo, Dom Estanislau Tchindekasse, reuniram-se nesta Segunda-feira, 16 de Setembro, na cidade da Ganda, com as comissões de preparação da tomada de posse de Dom Estêvão Binga.
A reunião teve como objectivo constatar no local as condições em que vai decorrer a festa da entrada solene do Bispo da Ganda no dia 13 de Outubro.
As obras da igreja Catedral estão na fase terminal e os bispos deixaram orientações para ultimar a preparação da grande festa da nova diocese.
De recordar que, o Santo Padre, o Papa Francisco, criou a diocese da Ganda, a 1 de agosto de 2024..
Situado a leste da província de Benguela, a uma distância de 210 km da capital da província, tendo uma superfície de 4.817 km2, o município da Ganda é tido como um dos bastiões de vocações sacerdotais e religiosas a nível da África Subsaariana, à semelhança do município do Cubal, também em Benguela.
Com esta erecção, a Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) passa a contar com 21 dioceses para a satisfação dos fiéis e da Igreja no geral.
A diocese da Ganda passa a ser sufragânea da Arquidiocese do Huambo.