O Bispo de Roma fez votos para que esta Fé, que se alimenta com o espírito de peregrinação, possa alcançar um novo vigor na Europa e que se converta em fonte de inspiração, de maneira a fazer crescer a solidariedade e serviço para todos, especialmente aos mais necessitados.
"Preservar e fomentar esse rico património espiritual, manifesta não só o amor de um país para com a sua história e cultura, mas é também um caminho privilegiado para transmitir às gerações mais novas aqueles valores fundamentais tão necessários para edificar um futuro de convivência harmoniosa e solidária. Que esta Fé alcance um novo vigor neste continente e se converta em fonte de inspiração, que faça crescer a solidariedade e o serviço a todos, especialmente aos grupos humanos e nações mais necessitadas", sublinhou.
Sobre Barcelona, o Papa disse que teve a alegria de dedicar a Basílica da Sagrada Família, que foi concebida como um louvor em pedra feito a Deus.
Bento XVI sublinhou a visita que fez a uma instituição de acolhimento de pessoas com deficiência, para dizer que são dois símbolos da mesma Fé e da Barcelona de hoje, que mostram a fecundidade da Fé católica.
Na sua intervenção, o Rei Juan Carlos agradeceu a generosidade do Papa para com Espanha, ao visitar Santiago de Compostela e Barcelona. Foram dois dias "inesquecíveis", disse o monarca, dois dias de "amizade do Papa por Espanha".
Na despedida da sua visita a Espanha o Papa aproveitou para convidar todos os fiéis para irem a Madrid em 2011, onde presidirá à Jornada Mundial da Juventude, que decorrerá entre 16 e 21 de Agosto do próximo ano.