Igreja em Angola rende homenagem a Dom Eugénio Cardeal Dal Corso

Igreja em Angola rende homenagem a Dom Eugénio Cardeal Dal Corso

A Conferencia Episcopal de Angola e São Tomé manifesta consternação pela morte de Dom Eugénio Cardeal Dal Corso que será sepultado na próxima quinta-feira em Verona, Itália.

 A propósito desta notícia que enluta a Igreja Angolana os Bispos da CEAST publicaram já uma nota de condolências onde expressam pesar e enaltecem as suas virtudes.

Sua Eminência, Dom Eugénio Cardeal Dal Corso, Bispo emérito da Diocese de Benguela, e 2º Cardeal da história da igreja angolana, morreu Domingo 20 de Outubro na Itália.

Nomeado pelo Papa João Paulo II, em Dezembro de 1995, Bispo - coadjutor de Saurimo e após a resignação de Dom Pedro Marcos Ribeiro da Costa, ele o sucedeu em 15 de Janeiro de 1997 no ofício de bispo de Saurimo.

No dia 18 de Fevereiro de 2008, o Papa Bento XVI o transferiu para a diocese de Benguela. Dez anos depois, em 26 de Março de 2018, ele renunciou ao cuidado pastoral devido à restrição de idade. 

Terminada a missão em Benguela Dom Eugénio, forte na sua vocação missionária e ainda gozando de boa saúde, optou, no entanto, por não se retirar, mas continuar a trabalhar na diocese de Menongue  no centro pastoral de Santa Josefina Bakhita de Caiundo, uma pequena comunidade da província de Cuando-Cubango. 

Em 1 de Setembro de 2019, o Papa Francisco anunciou que o criaria cardeal no Consistório de 5 de Outubro, em que recebeu o barrete purpurado, o anel cardinalício e o título de cardeal - presbítero de Santa Anastácia. Tomou posse de sua igreja titular em 17 de Novembro do mesmo ano.

Reportagem de Anastácio Sasembele