Dom Francisco Viti, Arcebispo emérito do Huambo, comemora as suas bodas de ouro sacerdotais, neste domingo, 14 de Julho de 2013. A Eucaristia de Acção de Graças é presidida por ele mesmo e conta com presença do Núncio Apostólico, em Angola, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Huambo.
Dom Viti foi ordenado presbítero a 14 de Julho de 1963, aos 30 anos de idade, por Dom Daniel Gomes Junqueira. Hoje, com 80 anos de idade, descreve este momento como extraordinário: “Nunca me passou pela cabeça que chegaria a esta idade no serviço de padre”. No mesmo ano em que foi ordenado padre, recebeu do seu Bispo a nomeação de Reitor do Seminário Maior Inter-diocesano de Cristo Rei do Huambo. Passados 50 anos, aos novos padres deixa um incentivo ao estudo, “o tempo exige juventude lúcida, devemos estudar”, pediu.
Em 1975, foi chamado para a nova Diocese de Menongue e, 11 anos depois, viria a ser indigitado para Arquidiocese do Huambo, de cuja sede veio tomar posse a 19 de Outubro de 1986, substituindo no cargo a Dom Manuel Franklin da Costa que passaria para Arquidiocese de Lubango.