Este sábado os peregrinos que já se encontravam no santuário, foram brindados com uma missa as 7h da manha, celebrada pelo pároco da Muxima Padre António Cartagena e animado pelo coro pastorinhos da Muxima.
A reza do Angelus as 12h Bispo Dom Joaquim Ferreira Lopes, e as 15h a Via- sacra que foi conduzida pelo Padre José Diogo Jerónimo (Zola).
Na missa de abertura presidida por Dom Joaquim Ferreira Lopes e concelebrada pelo Bispo do Namibe Dom Dionísio Hisilenapo, também esteve o secretário da Nunciatura Apostolica.
O prelado começou por saudar os presentes e desejou boas vindas a todos na abertura solene da peregrinação Muxima 2015, acontece sob lema “Reavivar a fé dos fiéis leigos em Cristo”. O que se pretende é exactamente fazer com que aos fiéis tomem consciência da realidade sobrenatural da fé nas suas vidas, acrescentou Dom Joaquim, na homilia da celebração eucarística que deu inicio a peregrinação Muxima 2015.
“ Maria é o modelo mais perfeito daquele que acredita em Deus e põe nele toda a sua confiança”, afirma o prelado, adiantando ainda que “ vir ao santuário da mãe é um momento privilegiado para escutar a sua vos que ressoa aos nossos corações como outrora em cana da Galileia no casamento “fazei o que ele vos disser”.
O bispo de Viana deixa um conselho aos peregrinos, “ cada peregrino deve escutar neste importante momento de passagem pelo santuário a voz de Maria dentro do seu coração”, “ faz o que eles vos disser”, isto é procurar escutar sempre aquilo que Deus te vai revelando para que a tua vida seja um verdadeiro testemunho de fé”.
De recordar que a peregrinação encerra este Domingo 6 com uma missa pontifical em que o presidira Dom Dionísio Hisilenapo, este ano o bispo convidado Muxima 2015.