Dom Jesus Tirso Blanco, bispo do Luena, afirmou que a província do Moxico vive em situação de emergência no sector da educação, dada a carência de professores.
O prelado que falava à margem da cerimónia de abertura do ano lectivo 2019, a nível garantiu por outro lado que as Escolas católicas têm todas as condições para o novo ano.
“ Em certo sentido vive-se numa situação numa situação de emergência educativa, falta professores e outros quadros necessários para bom funcionamento das escolas. O sector da educação tem que assumir o seu papel, os aspectos fundamentais da educação aprendem-se em casa, a escola complementa e ajuda a educação dos pais, que devem considerar que o grande investimento que um pai e uma mãe pode fazer é a educação dos seus filhos e por isso deve-se sacrificar, acompanhar e exigir dos professores e da escola aquela competência que devem ter. as famílias devem reclamar devem acompanhar o processo educativo dos seus filhos de modo que cada ano o aluno vai progredindo e possamos notar este progresso”.