“Baptizados caminhemos com Nossa Senhora do Rosário do Pungo Andongo para a missão no Mundo” foi o lema de mais uma peregrinação anual ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário do Pungo Andongo.
O evento decorreu de 5 a 6 de Outubro onde mais de 7 mil Peregrinos fizeram parte da caminhada.
A Igreja Católica em Malanje quer fazer de Pungo a Ndongo um santuário de referência onde os cidadãos possam manifestar a sua fé em Cristo.
O Santuário do Pungo a Ndongo “é um lugar tido como o mais antigo da actual Arquidiocese de Malanje onde se instalaram pela primeira vez os missionários católicos. A capela foi construída na década de 1980, constituindo o primeiro lugar de evangelização onde se instalaram os primeiros missionários da Igreja Católica, também designados por "Capuchinhos", oriundos de Itália, de viagem em direcção ao Leste de Angola.
O valor histórico e espiritual do local, está narrado em vários livros.
O local onde se situa o Santuário de Nossa Senhora do Rosário existia antes do cristianismo e da ocupação colonial, como local onde a população expressava a sua fé, com súplicas à saúde, à protecção, à prosperidade e protecção divina dentre outros. No local podem ser encontrados os escombros do santuário anterior à ocupação colonial, conforme fez questão de realçar o reitor do Santuário. O Santuário de Pungo a Ndongo é considerado o berço do Catolicismo no Leste de Angola, marcado pela chegada dos primeiros missionários italianos “ Capuchinhos” ao Leste de Angola.
Os fieis presentes, com destaque para o Governador Norberto dos Santos Kwata Kanawa, satisfeitos com a realização de mais uma peregrinação falaram ao microfone do Repórter Justino Ngonde.
Update your browser or Flash plugin