A Conferencia Episcopal de Angola e São Tome, encerrou esta Segunda-feira, 14 de Outubro a II Assembleia Plenária anual da CEAST, que contou com a presença de todos os Bispos com excepção de Dom Dionísio Hisiilenapo, Bispo do Namibe que não se fez presente por razoes justificadas.
Esta è a Sexta Conferencia fora de Luanda, Dioceses como, Bie, São tome, Lwena, Benguela, Namibe e Saurimo já acolheram os prelados católicos em plenárias.
No discurso de abertura Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, presidente da CEAST começou por fazer uma resenha dos principais acontecimentos que marcaram a vida da igreja desde a última plenária, nomeadamente:
A visita ad limina Apostolorum, realizada pelos Bispos em Junho último
A transferência do senhor Núncio Apostólico Dom Pear Rajic, para sua nova missão
A elevação cardinalícia de Dom Eugénio Dal Corso, Bispo emérito de Benguela
Assinatura do Acordo Quadro entre a Santa Sé e o Estado Angolano, em Setembro último
O I Congresso Nacional do Clero de Angola, ocorrido em Agosto ultima na Diocese de Viana.
Dom Filomeno na abertura debruçou-se igualmente, sobre os principais temas que fizeram acontecer esta plenária:
O estudo sobre os caminhos da igreja em Angola para os próximos 25 anos
O triénio dedicado à juventude, que terminará no próximo ano com o tem “ A Juventude e a fè testemunhada”.
O tema do ambiente e da ecologia, apelando às autoridades para a necessidade de um maior controlo sobre a crescente desflorestação de Angola, que está a destruir os ecossistemas e a contribuir para a desertificação do país e pobreza das populações.
Nesta Plenária foram produzidos 3 documentos.
Um comunicado de Impressa, onde constam as deliberações, as conclusões e recomendações e as audiências e celebrações, apresentado pelo Porta-voz da CEAST e Bispo de Cabinda, Dom Belmiro Chissengueti.
Foi produzido uma nota pastoral sobre a juventude e a fé recebida, apresentado pelo Arcebispo do Lubango, Dom Gabriel Mbilingi e uma outra nota sobre a situação social do país “ O tempo Urge”, apresentado pelo Arcebispo do Huambo Dom Zeferino Zeca Martins.
No final foi o momento de perguntas e respostas, em que os jornalistas presentes na sala de conferência, colocaram questões sobre a vida social, política e religiosa do país.
Vamos acompanhar a conferência de imprensa dos bispos da CEAST
Update your browser or Flash plugin