Amanhã e domingo será a vez de Francisco impor o barrete cardinalício a 19 Cardeais.
São 150 os Cardeais que estão reunidos em Consistório com o Papa Francisco para abordar as dificuldades que as famílias enfrentam, a nulidade do casamento e o acolhimento dos divorciados que voltaram a casar.
Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Lombardi, houve dezenas de intervenções sobre este assunto, à volta do qual – nos últimos meses - tem havido algum debate. No entanto, dentro da sala, os Cardeais continuaram serenos, disse.
“Houve uma série de intervenções muito ampla e serena, em que não houve qualquer tipo de decisão ou orientação especial, mas sim um grande empenho em conseguir conjugar, da melhor maneira, o tema da fidelidade à palavra de Cristo e o tema da misericórdia na vida da Igreja, com grande sensibilidade e atenção a todos os aspectos a ter presentes”, disse.
Lombardi acrescenta que “por isso, não é de esperar deste consistório uma conclusão ou orientação unitária, mas uma encorajadora introdução ao caminho do Sínodo – é como um contributo do colégio dos cardeais ao avanço deste grande caminho da Igreja no enfrentar estes temas”.
O Consistório extraordinário termina esta sexta-feira. Amanhã e domingo será a vez de Francisco impor o barrete cardinalício a 19 Cardeais, na sua maioria provenientes de países do chamado terceiro mundo.