A Santa Sé divulgou o calendário das celebrações a que Francisco vai presidir em Março e Abril, com destaque para as cerimónias da Páscoa e a canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII. A celebração da tarde de Quinta-feira Santa, que, em 2013, teve lugar, num centro de detenção para menores, está ainda em aberto.
O Papa preside, na quarta-feira, início da Quaresma, à Missa de Cinzas na Basílica de Santa Sabina, pelas 17h00 (hora local) após uma procissão penitencial que partirá da Basílica de Santo Anselmo, pelas ruas de Roma.
No dia 9, Francisco dará início aos tradicionais exercícios espirituais da Cúria Romana, que este ano trazem a novidade de decorrem fora do Vaticano, em Albano Laziale, localidade dos arredores de Roma.
Os dias de oração e reflexão em privado vão prolongar-se até 14 de Março, com meditações do padre Angelo De Donatis, do clero de Roma, na Casa do ‘Divino Mestre’, cerca de 30 quilómetros a sudeste da capital italiana.
A agenda de Francisco para Março inclui uma visita à paróquia romana de Santa Maria da Oração, no dia 16, e uma “litúrgica penitencial” na Basílica de São Pedro, pelas 17h00 do dia 28.
O Vaticano anuncia nova visita a uma paróquia romana no dia 6 de Abril, antes do ciclo das celebrações da Semana Santa e Páscoa, que começam pela Missa do Domingo de Ramos, na Praça de São Pedro, dia 13.
No dia 17, terá início o Tríduo Pascal, antecedido, às 09h30, pela Missa Crismal na Basílica de São Pedro. A Santa Sé não adianta onde é que Francisco irá presidir à celebração da tarde desta Quinta-feira Santa. Em 2013, teve lugar, por iniciativa do Papa, num centro de detenção para menores, em Roma, no qual lavou os pés a 12 jovens de várias nacionalidades e religiões.
Por ocasião da Sexta-feira Santa (dia 18), o Papa celebra a Paixão do Senhor, às 17h00, na Basílica de São Pedro, e, mais tarde, às 21h15, presidir à tradicional Via-Sacra no Coliseu de Roma.
Um dia mais tarde, o Papa celebrará a Vigília Pascal na Basílica de São Pedro, com início previsto para as 20h30.
Para dia 20, está reservada a eucaristia de Páscoa, às 10h15, na Praça de São Pedro, de onde Francisco seguirá para a varanda central da Basílica do Vaticano, para dirigir a bênção “Urbi et Orbi”, pelo meio-dia.
O calendário de Abril encerra-se no dia 27, II Domingo de Páscoa (da Divinia Misericórdia), com a canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII, na Praça de São Pedro, a partir das 10h00.