As comunidades cristãs celebram este Domingo o de Ramos, solenidade que abre a semana Santa a ser vivida a partir desta segunda-feira.
Em Roma a cerimónia dos Ramos a ser presidida pelo Santo Padre na Praça de São Pedro, terá início com a bênção dos Ramos de Oliveira, seguida da procissão e, por fim, da Missa.
O Domingo de Ramos recorda a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém com os ramos de oliveira e de palmeira, símbolos de alegria, paz e esperança. Nos últimos anos, retomou-se a antiquíssima tradição de trazer ramos de palmeira entrançados para o Papa, os cardeais e bispos concelebrantes e os fiéis. Assim, também este ano a cidade italiana de Sanremo oferecerá aos presentes cerca de dois mil ramos entrançados, os chamados “parmureli”.
Esta festa dos ramos inaugura semana Maior do Cristianismo, a Semana Santa em são vividos os maiores mistérios da vida dos cristãos; a paixão Morte e Ressurreição de Jesus. O Padre Kafuma Dala apela aos fiéis a prepararem-se para estes momentos e viverem cada dia da Semana Santa de acordo com as prescrições da Igreja